SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educaçãoContribuição da formação continuada na qualidade de vida de docentes da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LUNA, José Marcelo Freitas de  e  SANTOS, Jonatas Marcos da Silva. A convergência entre complexidade e diálogo: fundamentos da educação para o século XXI. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.123-146.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds06.

As reflexões apresentadas neste artigo referenciam-se em pesquisa sobre a convergência da complexidade de Morin e a práxis crítico-dialógica conscientizadora de Paulo Freire. Para demonstrar tal convergência, a partir do Humanismo europeu, consideramos o processo de formação da época Moderna e suas influências sobre a formação do mundo e do sujeito contemporâneos, traçando a contribuição do pensamento de Morin e Freire como proposta crítica frente aos princípios da Modernidade. Ao sujeito biopsíquico, social e envolvido pelas teias de significados culturais, ser complexo e dialógico situado no tempo e no espaço históricos, apontamos a educação dialógica conscientizadora da complexidade como possibilidade de promoção da vida em abundância e da ética, tendo em vista a criação de uma nova consciência planetária no século XXI. Com a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, buscamos responder como o pensamento de Morin e Paulo Freire convergem ao fundamentar uma nova perspectiva para educação no mundo contemporâneo. A educação sob o viés do diálogo acerca da complexidade contribui para emersão de uma consciência comprometida com o respeito ao Planeta, com a vida humana e com a valorização das diversidades, assumindo novas perspectivas ante ao compromisso de construção da cidadania global solidária. Os resultados mostram que a convergência entre a complexidade e a educação dialógico-conscientizadora acontece pelas possibilidades de abordar a realidade como sendo irredutível a qualquer pretensão de certeza absoluta e definitiva por parte do conhecimento humano e pela alternativa convergente de complexidade e diálogo para educação do século XXI, em face aos princípios da Modernidade.

Palavras-chave : Complexidade; Diálogo; Morin; Freire; Convergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )