SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue74Contemporary professional education in Brazil and Spain: a comparative analysisTeacher training for and in Vocational and Technological Education: an illustrious forgotten author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FERREIRA, HANUZIA PEREIRA  and  ANDRADE, FRANCISCA REJANE BEZERRA. Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema “Profissão e Carreira”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1045-1069.  Epub Nov 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds03.

Este artigo apresenta os resultados do mapeamento das produções científicas sobre o tema Trabalho docente na Educação Profissional, com foco nas especificidades do macrotema “Profissão e Carreira”. As questões que orientaram o estudo foram: O trabalho docente na educação profissional, em suas diferentes formas de oferta, vem sendo objeto de estudos acadêmicos no Brasil? Em caso positivo, o que vem sendo pesquisado sobre esse tema? As pesquisas revelam um contexto de valorização ou de precarização do trabalho docente? Para responder a tais questionamentos, realizou-se o mapeamento do tipo “Estado da Questão”, no qual foram analisadas, especificamente, as produções de egressos de Programas de Pós-Graduação strictu sensu, publicadas entre 2000 e 2020 em duas bases de dados brasileiras. Desse modo, observou-se que parcela significativa dos estudos mapeados centram suas análises na ausência de formação pedagógica específica para os docentes da educação profissional, na defesa da estruturação de identidade docente, na cultura docente e na crítica aos mecanismos de controle e avaliação vigentes no sistema educacional do Brasil. Por sua vez, nota-se a escassez de produções que destacam as questões trabalhistas como objeto principal, as quais poderiam contribuir para a construção de políticas de valorização do docente da educação profissional, favorecer o desenvolvimento de estratégias de reconhecimento profissional docente e a definição de carreiras e de salários.

Keywords : Trabalho docente; Educação profissional; Profissão; Carreira..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )