SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74La educación profesional contemporánea en Brasil y España: un análisis comparativoFormación docente para y en la Educación Profesional y Tecnológica: una ilustre olvidada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FERREIRA, HANUZIA PEREIRA  y  ANDRADE, FRANCISCA REJANE BEZERRA. Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema “Profissão e Carreira”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1045-1069.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds03.

Este artigo apresenta os resultados do mapeamento das produções científicas sobre o tema Trabalho docente na Educação Profissional, com foco nas especificidades do macrotema “Profissão e Carreira”. As questões que orientaram o estudo foram: O trabalho docente na educação profissional, em suas diferentes formas de oferta, vem sendo objeto de estudos acadêmicos no Brasil? Em caso positivo, o que vem sendo pesquisado sobre esse tema? As pesquisas revelam um contexto de valorização ou de precarização do trabalho docente? Para responder a tais questionamentos, realizou-se o mapeamento do tipo “Estado da Questão”, no qual foram analisadas, especificamente, as produções de egressos de Programas de Pós-Graduação strictu sensu, publicadas entre 2000 e 2020 em duas bases de dados brasileiras. Desse modo, observou-se que parcela significativa dos estudos mapeados centram suas análises na ausência de formação pedagógica específica para os docentes da educação profissional, na defesa da estruturação de identidade docente, na cultura docente e na crítica aos mecanismos de controle e avaliação vigentes no sistema educacional do Brasil. Por sua vez, nota-se a escassez de produções que destacam as questões trabalhistas como objeto principal, as quais poderiam contribuir para a construção de políticas de valorização do docente da educação profissional, favorecer o desenvolvimento de estratégias de reconhecimento profissional docente e a definição de carreiras e de salários.

Palabras clave : Trabalho docente; Educação profissional; Profissão; Carreira..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )