SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue75Learning strategies employed by basic education teachers in practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MATTOS, SANDRA MARIA NASCIMENTO DE; MATTOS, JOSÉ ROBERTO LINHARES DE  and  SILVA, ROMARO ANTONIO. Institutos Federais e oferta de cursos de formação de professores: avanços, desafios e possibilidades. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.2052-2078.  Epub Dec 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ao11.

O presente trabalho surge da motivação dos pesquisadores em analisar os avanços e desafios dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil - IFs, após 13 (treze) anos de sua criação, realizada pela Lei n.º 11.892 de dezembro de 2008. O delineamento do trabalho versa sobre o atendimento de 20% da oferta de vagas para cursos de formação de professores, trazendo uma análise do percentual atingido por cada IF, bem como dados que refletem as taxas de evasão, retenção, políticas de estado para fomento à permanência nos cursos e dados das políticas de acesso e egresso em cada IF. O objetivo da pesquisa foi analisar o retorno para a sociedade, da missão institucional prevista em lei, de professores que possam contribuir no déficit do país. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a análise de dados de natureza qualitativa em um levantamento bibliográfico. Os resultados encontrados demonstram os desafios para a oferta de cursos de formação de professores no Brasil, evidenciam que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está distante do atendimento mínimo previsto em lei, mesmo após uma década de sua criação. Espera-se que este trabalho gere reflexões sobre a oferta de cursos de formação de professores, que contribua com nossos estudos com o mesmo objetivo e contribua com políticas públicas para o público em análise.

Keywords : Formação de Professores; Rede Federal; Evasão; Ingresso; Retenção..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )