SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77La naturaleza en Goethe: fuente constitutiva de la formación humanaCine y educación basica: narrativas docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GERALDO, Sonia Mara Samsel  y  IARED, Valeria Ghisloti. Artes visuais e educação Ambiental: uma experiência de formação docente em Campo Magro/PR. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.899-912.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao06.

Diante da perspectiva de que a educação ambiental é um importante campo de pesquisa e prática pedagógica e que, apesar dos documentos oficiais e da vasta literatura acadêmica, entendemos que ainda é silenciada em vários espaços. Partindo deste contexto, o presente artigo apresenta pesquisa que objetivou evidenciar as potencialidades das artes visuais para a educação ambiental sob o viés da ecofenomenologia. Caracterizando-se como qualitativa, a investigação foi realizada com nove profissionais da educação do município de Campo Magro/PR. Por meio de um curso de extensão com trinta horas de duração, buscou-se a formação desses profissionais, sensibilizando para as maneiras de ser e se relacionar no e com o mundo humano e mais que humano. Os procedimentos para a produção de dados foram a observação participante, que consistiu no envolvimento intenso com os/as participantes, diários de bordo elaborados pelos/as cursistas no decorrer da formação e mapa artístico realizado após uma caminhada pela região. As contribuições das artes visuais para a educação ambiental se evidenciaram pelos três aspectos que emergiram: imagens, múltiplas camadas; sensibilização; emaranhados do mundo mais que humano. São elementos que permitiram demonstrar que as artes visuais contribuíram para a educação ambiental, sensibilizando para as formas de atuação no mundo, entendendo as relações de horizontalidade nesse espaço de vida compartilhado.

Palabras clave : Ecofenomenologia; Experiência estética; Pós-humano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )