SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue77ATLAS.ti contributions to the quality of a qualitative research with the grounded theory methodTeacher performance assessment: a critical analysis of national guidelines and regulations and the state education network in Tocantins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MACHADO, Kheronn Khennedy  and  DUTRA, Alessandra. Desenvolvimento do Pensamento Computacional: do preconizado pela BNCC à formação dos professores da Educação Básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.945-956.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao09.

A aplicação do Pensamento Computacional (PC) pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades nos estudantes da Educação Básica como promoção do raciocínio lógico, do pensamento crítico, da resolução de problemas, dentre outras. Em 2022, com a implantação do novo Ensino Médio, a Secretaria Estadual de Educação Pública do Estado do Paraná trouxe, entre os novos componentes para o currículo escolar, o Pensamento Computacional. Em vista disso, estabeleceu-se a seguinte pergunta de pesquisa: “Os professores da rede pública do estado do Paraná-PR, mais especificamente, da região noroeste, estão preparados para empregar os pressupostos e diretrizes do PC a estudantes do Ensino Médio? Para responder a esta questão foram empregados os tipos de pesquisa bibliográfica, experimental e analítica, com aplicação de um instrumento de coleta de dados a professores que irão lecionar ou têm interesse em ministrar o componente PC. Os resultados mostraram uma visão parcial do conceito, do potencial e das aplicações que o PC tem para o ensino de conteúdos das diversas disciplinas científicas do currículo, o que demonstra a necessidade de formação docente.

Keywords : Pensamento Computacional; Educação Básica; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )