SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue77Development of Computational Thinking: from the recommended by the BNCC to the training of basic education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LOCATELLI, Cleomar. Avaliação do desempenho docente: uma análise crítica das orientações e regulações nacionais e da rede estadual de educação do Tocantins. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.957-970.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao10.

O artigo trata da avaliação do desempenho docente, pela sua abordagem no planejamento educacional e na regulação que recebe no estado do Tocantins. O objetivo é analisar concepções e iniciativas que orientaram e/ou regulamentaram a avaliação do trabalho dos (as) professores (as) em nível nacional e regional, tendo em vista suas perspectivas no sentido de favorecer processos de desenvolvimento profissional permanente. Trata-se de um estudo com base em discussão teórica e pesquisa documental, consultando, sobretudo, o planejamento educacional (nacional e regional) e a Instrução Normativa (IN-TO 002/2017) que regulamenta a avaliação no âmbito do estado do Tocantins. Constata-se que as ações institucionais em curso não são orientadas para a profissionalização e autonomia docente. Nos planejamentos analisados há um conjunto de indicações que priorizam os resultados dos testes de aprendizado e a participação da família na avaliação do desempenho docente. A regulação no estado do Tocantins institui um processo de avaliação pela gestão, pelos pares e de autoavaliação, sem especificar o foco das avaliações, o envolvimento docente na construção dos instrumentos e os fluxos com repercussões dos resultados.

Keywords : Desempenho; Avaliação; Docente; Tocantins.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )