SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Become a teacher-researcher: the complexity in the decolonization of teacher trainingComplexity and Physical Education. To think about corporeality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SALAMAN, Dariana Medeiros Andrade  and  SILVA, Madalena Pereira da. Proposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1241-1260.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds18.

Nesta pesquisa é apresentada uma proposta de formação continuada de professores em uma escola de educação básica no município de Painel/SC. A proposta tem como aporte epistemológico o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, cuja proposta formativa foi elaborada no âmbito do Programa de formação-ação em escolas criativas. Participaram da pesquisa, quinze professores atuantes na educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais. A proposta de formação foi desenvolvida por meio de planejamento colaborativo e proporcionou, ao final dos encontros, a polinização de dois portfólios elaborados pelos professores participantes. Os resultados evidenciaram que a base epistemológica contribuiu à formação continuada dos professores, numa perspectiva mais humanizada e integradora, quando se compreende o que traz sentido à vida, o cuidado de si, do outro e do meio ambiente. Na percepção dos participantes, a formação trouxe mudanças de atitudes em prol da cidadania planetária; abertura ao diálogo, colaboração e cooperação; consciência ambiental e bem-estar social e, superação das práticas pedagógicas disciplinares, propiciadas pela reforma do pensamento.

Keywords : Formação-ação; Ecoformação; Transdisciplinaridade; Complexidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )