SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue79High school reform and the structural crisis of capitalismThe judicialization of school conflicts and religion at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

EICHNER, Ânthony Scapin; CORREA, Marcos Britto  and  FERREIRA, Liliana Soares. Reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul e a superexploração da força de trabalho: a continuidade, apesar das aparências. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1599-1613.  Epub Feb 22, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao15.

Este artigo discute a Reforma do Ensino Médio, realizada a partir da Lei nº 13.415 de 2017, e sua implantação no Rio Grande do Sul. Tem o objetivo de analisar, tendo por base a Reforma do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, as relações entre a formação de estudantes secundaristas e o estágio atual de acumulação capitalista a e suas consequências para a reprodução da força de trabalho no Brasil. Partindo do Materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa foi procedida com análise documental e estudo bibliográfico. Constata-se que o "Novo" Ensino Médio se relaciona com o estágio atual de acumulação capitalista por se destinar à reprodução da força de trabalho no Brasil. Busca formar trabalhadores com uma ideologia individualista e meritocrática e ajustada à superexploração da força de trabalho que ocorre no Brasil.

Keywords : Novo Ensino Médio; Força de Trabalho; Superexploração; Capitalismo dependente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )