SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Clases hospitalarias: estudio de las producciones del Congreso Nacional de Educación (EDUCERE) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GALVAO, Nadielli Maria dos Santos  y  SCHNEIDER, Henrique Nou. Rotas de aprendizagem para o ensino superior: um estudo bibliométrico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1706-1722.  Epub 22-Feb-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao21.

Rotas de aprendizagem são sequências didáticas definidas por um professor, visando nortear o processo de aprendizagem de um determinado tema, consistindo em um recurso adequado para uso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Assim, para uma boa criação destes materiais, torna-se relevante que o docente conheça pesquisas que demonstrem a adoção de Rotas de Aprendizagem e, assim, adapte os achados ao seu contexto. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar o perfil das pesquisas científicas internacionais, sobre Rotas de Aprendizagem implementadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para o ensino superior, entre 2013 e 2022. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliométrica na plataforma Scopus. O ano de 2021 foi o que apresentou o maior quantitativo de pesquisas. O estudo mais citado foi o “Learning Analytics and Digital Badges: Potential Impact on Student Retention in Higher Education”. As áreas de ciências sociais e ciência da computação foram aquelas com mais trabalhos. Percebeu-se que cada autor da amostra publicou apenas 1 artigo sobre o assunto e que Portugal e Alemanha foram os países com a maior quantidade de estudos. Por sua vez, o inglês foi o idioma mais utilizado nas pesquisas. No que concerne às palavras-chave, as mais adotadas foram higher education, e-learning, learning paths, blended learning, credentials, digital badges, learning analytics, learning management systems, microlearning, online course, sustainability, sendo possível organizar 4 grandes linhas de pesquisa com base nas redes existentes entre elas e as demais palavras-chave.

Palabras clave : Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Ensino Superior; Estudo bibliométrico; Rotas de Aprendizagem..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )