SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Classes hospitalares: um estudo das produções do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GALVAO, Nadielli Maria dos Santos  e  SCHNEIDER, Henrique Nou. Rotas de aprendizagem para o ensino superior: um estudo bibliométrico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1706-1722.  Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao21.

Rotas de aprendizagem são sequências didáticas definidas por um professor, visando nortear o processo de aprendizagem de um determinado tema, consistindo em um recurso adequado para uso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Assim, para uma boa criação destes materiais, torna-se relevante que o docente conheça pesquisas que demonstrem a adoção de Rotas de Aprendizagem e, assim, adapte os achados ao seu contexto. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar o perfil das pesquisas científicas internacionais, sobre Rotas de Aprendizagem implementadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para o ensino superior, entre 2013 e 2022. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliométrica na plataforma Scopus. O ano de 2021 foi o que apresentou o maior quantitativo de pesquisas. O estudo mais citado foi o “Learning Analytics and Digital Badges: Potential Impact on Student Retention in Higher Education”. As áreas de ciências sociais e ciência da computação foram aquelas com mais trabalhos. Percebeu-se que cada autor da amostra publicou apenas 1 artigo sobre o assunto e que Portugal e Alemanha foram os países com a maior quantidade de estudos. Por sua vez, o inglês foi o idioma mais utilizado nas pesquisas. No que concerne às palavras-chave, as mais adotadas foram higher education, e-learning, learning paths, blended learning, credentials, digital badges, learning analytics, learning management systems, microlearning, online course, sustainability, sendo possível organizar 4 grandes linhas de pesquisa com base nas redes existentes entre elas e as demais palavras-chave.

Palavras-chave : Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Ensino Superior; Estudo bibliométrico; Rotas de Aprendizagem..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )