SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue04Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentesA influência do gênero e idade no desempenho das habilidades locomotoras de crianças de primeira infância author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos  and  NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O conhecimento do contexto na formação inicial em educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.04, pp.633-645. ISSN 1981-4690.

Ao conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é atribuída a tarefa de transformar o conhecimento do conteúdo dos professores em conhecimento ensinável e compreensível pelos alunos em distintos contextos de ensino e aprendizagem. Balizado por esse pressuposto, e apoiado nas proposições da literatura sobre o conhecimento do contexto e sobre o CPC, este ensaio teórico analisou como os conhecimentos sobre a sala de aula (microcontexto), a escola (mesocontexto) e a comunidade (macrocontexto) incidem na construção do CPC dos futuros professores e nos cursos de formação inicial em Educação Física. A literatura e a estrutura dos cursos de formação em Educação Física sugerem que os conhecimentos sobre os meso e macrocontextos, embora importantes, não têm participação significativa na construção do CPC dos futuros professores. Tal como os estudos analisados, sugere-se que os professores-formadores, durante a formação inicial, estimulem a reflexão, a sensibilidade e a criticidade dos futuros professores sobre a influência dos meso e macrocontextos no planejamento, na implementação e na gestão de suas práticas pedagógicas, na interação com e na aprendizagem e formação dos alunos. Além disso, que os cursos de formação inicial em Educação Física reconheçam a importância do conhecimento do contexto na construção do CPC dos futuros professores, o abordem em diferentes disciplinas, sob vários ângulos e por meio de distintas estratégias, e não apenas tragam alunos em idade escolar para a instituição de ensino superior, mas levem os futuros professores para dentro das escolas de Educação Básica desde o início do curso. Assim, podem ser ampliadas as possibilidades de construção e desenvolvimento do conhecimento do contexto e, consequentemente, do CPC dos futuros professores de Educação Física, qualificando sua formação acadêmica, docente e profissional.

Keywords : Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Base de Conhecimentos; Conhecimentos Docentes; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )