SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4O "rugby" em cadeira de rodas no âmbito da universidade: relato de experiência da Universidade Estadual de CampinasTeto metabólico como indicador de capacidade de tolerância ao esforço físico: importância da capacidade oxidativa de reserva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

PIZANI, Juliana  e  BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Identidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física no Paraná: uma análise das áreas do conhecimento. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.4, pp.671-682. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400671.

Esta pesquisa do tipo descritiva objetivou identificar na matriz curricular de cursos de educação física a distribuição da carga horária por área do conhecimento, com vistas ao entendimento de como a formação se caracteriza no Paraná, especialmente quanto à existência de características próprias para os cursos de licenciatura e bacharelado. Para tanto, analisamos 28 projetos pedagógicos por meio de análise documental, na qual categorizamos as disciplinas presentes na matriz curricular por áreas/dimensões do conhecimento (formação específica e ampliada) propostas pela Resolução CNE/CES n.7/2004. Mediante os resultados encontrados, observamos que a formação específica agrega uma maior carga horária e um maior quantitativo de disciplinas, tendo como principal representante a dimensão cultural do movimento humano, que apresentou a maior carga horária tanto para os cursos de licenciatura como para os de bacharelado, o que condiz com os preceitos para a formação inicial em educação física, visto que abarca os conhecimentos identificadores que possuem tradição histórica da área. Identificamos também que os cursos possuem uma identidade própria relativa que os caracterizam como licenciatura e bacharelado, posto que a dimensão didático-pedagógica tem maior destaque na formação de licenciados e a técnico-instrumental na de bacharéis. As dimensões pertencentes à formação ampliada receberam o mesmo grau de importância para ambas as formações. Contudo, alertamos para a necessidade de realização de outras pesquisas que possam subsidiar novas discussões e intervenções para a área, sobretudo porque a reformulação curricular que determinou a separação em licenciatura e bacharelado é muito recente.

Palavras-chave : Currículo; Formação; Ensino; Intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )