SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Inserção da acupuntura no ensino médico: revisão sistemática das experiências brasileirasTelemedicina nas instituições de longa permanência para idosos como social accountability no contexto da Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio et al. Estratégias pedagógicas na educação médica ante os desafios da Covid-19: uma revisão de escopo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e025.  Epub 28-Ene-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200350.ing.

Introdução:

Os desafios à continuidade do processo ensino-aprendizagem universitário ante as medidas de combate à pandemia da Covid-19 tornaram mais importante o debate sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino médico. Diversas estratégias foram empregadas no mundo por docentes para a continuidade das atividades pedagógicas.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar as estratégias e os usos de TIC no ensino médico ante a pandemia de Covid-19.

Método:

Examinaram-se sistematicamente cinco bases de dados, nas quais se empregaram as expressões e os termos “covid-19”, “ensino médico”, “educação superior” e “estudantes” em português, inglês e espanhol, o que resultou em 321 citações iniciais, com 18 referências finais após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão.

Resultado:

Quatro temas-chave foram identificados na literatura: 1. “Desafios para o ensino médico anteriores à Covid-19”; 2. “Desafios na migração para o ensino a distância”; 3. “Estratégias para a superação de desafios relacionadas ao ambiente de aprendizagem virtual”; e 4. “Estratégias para a superação de desafios relacionadas às avaliações”.

Conclusão:

No contexto da pandemia de Covid-19, o emprego de TIC no ensino médico se mostrou importantíssimo, pois se encontraram quatro estratégias, entre as quais se destacaram o aprimoramento em áreas em que as TIC já eram utilizadas, a migração de algumas áreas mais articuladas e experiências em disciplinas clínicas e procedurais. Também houve preocupação sobre os impactos do uso de TIC em substituição da presença de estudantes nos ambientes de aprendizagem médicos.

Palabras clave : Covid-19; Ensino Superior; Educação Médica; Ensino a Distância; Scoping Review.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )