SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Readiness for interprofessional education in undergraduate courses based on active learning methodsCovid-19: e-Learning as a tool for improving the knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOUSA, Monique Araújo de Oliveira; FALBO-NETO, Gilliatt Hanois  and  FALBO, Ana Rodrigues. Correlação entre os domínios de competência do tutor e o desempenho estudantil: estudo transversal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e178.  Epub Aug 05, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200214.

Introdução:

Na aprendizagem baseada em problemas, o tutor atua como facilitador, e, nesse contexto, as congruências social e cognitiva e o conhecimento do conteúdo são considerados aspectos fundamentais para o exercício dessa função.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar o perfil de domínios de competências do tutor e a correlação com o desempenho do estudante.

Método:

Trata-se de um estudo transversal realizado de 2016 a 2017 com tutores e estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Utilizou-se o coeficiente de Spearman para verificar a correlação do perfil de domínios de competência do tutor com o rendimento geral.

Resultado:

Participaram do estudo 34 tutores e 533 estudantes. Identificaram-se três domínios de competência nas frequências: congruência cognitiva em 88,7%, congruência social em 93,6% e conhecimento de conteúdo em 98,9%. Não foi observada correlação entre os domínios de competência e rendimento.

Conclusão:

Especula-se que esse achado se deva à falta de controle das variáveis de confundimento.

Keywords : Tutor; Tutoria; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )