SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Disponibilidade para educação interprofissional em cursos orientados por métodos ativos de ensino-aprendizagemCovid-19: e-learning como ferramenta para melhoria do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUSA, Monique Araújo de Oliveira; FALBO-NETO, Gilliatt Hanois  e  FALBO, Ana Rodrigues. Correlação entre os domínios de competência do tutor e o desempenho estudantil: estudo transversal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e178.  Epub 05-Ago-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200214.

Introdução:

Na aprendizagem baseada em problemas, o tutor atua como facilitador, e, nesse contexto, as congruências social e cognitiva e o conhecimento do conteúdo são considerados aspectos fundamentais para o exercício dessa função.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar o perfil de domínios de competências do tutor e a correlação com o desempenho do estudante.

Método:

Trata-se de um estudo transversal realizado de 2016 a 2017 com tutores e estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Utilizou-se o coeficiente de Spearman para verificar a correlação do perfil de domínios de competência do tutor com o rendimento geral.

Resultado:

Participaram do estudo 34 tutores e 533 estudantes. Identificaram-se três domínios de competência nas frequências: congruência cognitiva em 88,7%, congruência social em 93,6% e conhecimento de conteúdo em 98,9%. Não foi observada correlação entre os domínios de competência e rendimento.

Conclusão:

Especula-se que esse achado se deva à falta de controle das variáveis de confundimento.

Palavras-chave : Tutor; Tutoria; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )