SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Self-regulated learning e ensino médico: revisão de literaturaAprendizagem Baseada em Equipes no ensino remoto da promoção e educação em saúde na medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTOS NETO, René Scalet dos  e  ALVES, Rosana. Processo de ensino-aprendizagem em nefrologia: uma revisão integrativa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e049.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220086.

Introdução:

A redução da procura pelos Programas de Residência Médica em Nefrologia na última década é um assunto que vem ganhando relevância, notadamente nas discussões suscitadas pelas sociedades científicas e associações médicas por todo o mundo. Constata-se que há falta de interesse pela especialidade desencadeado por processos de ensino-aprendizagem inadequados no sentido de gerar interesse dos graduandos. Diante desse cenário, é fundamental compreender quais são os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem na nefrologia durante a graduação.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias de ensino-aprendizagem em nefrologia e seus resultados durante a graduação em Medicina.

Método:

Foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados em inglês, espanhol e português sobre o ensino de nefrologia na graduação em Medicina, com busca em quatro bases de dados (PubMed, ERIC, SciELO e Lilacs). Usamos as seguintes palavras-chave em nossas pesquisas: “educação médica”, “estudantes de medicina”, “nefrologia”, “métodos de ensino” (em português), “medical education”, “medical students”, “nephrology” e “teaching methods” (em inglês) e “educación médica”, “estudiantes de medicina”, “nefrología” e “métodos de enseñanza” (em espanhol).

Resultado:

Observou-se um papel relevante do uso de metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem como uma ferramenta promissora para ampliar o interesse dos estudantes pelo tema. Além disso, constatou-se que uma parcela dos educadores médicos envolvidos com o ensino da nefrologia é, na realidade, composta de não nefrologistas. Por fim, percebe-se um papel do uso de ferramentas on-line como estratégia para ampliar o interesse dos estudantes pela disciplina.

Conclusão:

Falta rigor no desenho dos estudos sobre a formação do estudante de Medicina em nefrologia, o que não permite aferir resultados precisos sobre o impacto das metodologias de ensino-aprendizagem. Estudos controlados randomizados bem desenhados, bem como o uso de estudos de coorte comparando metodologias de ensino-aprendizagem, são necessários para avaliar efetivamente as técnicas educacionais introduzidas nos currículos das escolas médicas.

Palavras-chave : Educação Médica; Estudantes de Medicina; Nefrologia; Métodos de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )