SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44O manual escolar como guarda-comidas, ou um processo de trofalaxia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A educação frente à diferença/ diversidade sexual. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.162-181. ISSN 1981-8106.

O artigo defende a desestabilização de lógicas, pressupostos, normas, valores e práticas que fazem da escola um espaço normalizador que fabrica e hierarquiza corpos, sujeitos e identidades a partir de disposições heteronormativas. Heterossexismo e homofobia não são apenas problemas que a escola meramente herdaria da sociedade, mas elementos centrais do cotidiano e do currículo: a escola os consente, cultiva e ensina. São limitados os enfrentamentos à homofobia pautados em pressupostos essencialistas e/ou que não questionam a normatividade que a gera e alimenta. O artigo reitera a importância pedagógica da diferença/diversidade e do encontro com o outro e defende a promoção do reconhecimento da diferença/diversidade sexual a partir de pedagogias mais abertas, pautadas pela ética democrática e dos direitos humanos.

Palavras-chave : Educação; Heterossexismo; Homofobia; Diferença; Diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )