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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MAGALHAES, Giovanna Modé. A privatização da educação no cenário internacional: reflexões sobre a agenda Pós-2015. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.402-414. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.402.

Observa-se, no cenário contemporâneo, um notável crescimento das diversas e cada vez mais complexas formas de privatização da e na educação pública. À luz do Direito Internacional dos Direitos Humanos, em particular do conjunto de instrumentos que protegem o direito humano à educação, o presente artigo tem como objetivo discutir algumas das expressões de tal fenômeno no campo internacional e seus consequentes riscos para a consolidação de sistemas públicos de educação. A análise será realizada a partir de algumas reflexões decorrentes da construção da nova agenda de educação e de desenvolvimento Pós 2015, processo ainda em curso que vem ocorrendo no âmbito das Nações Unidas e que estabelecerá novos compromissos e metas a serem cumpridos pelos Estados membros até o ano de 2030. Através da análise de documentos preparatórios que embasarão esses novos acordos, o exercício indica disputas relevantes na conceitualização do propósito da educação.

Palavras-chave : Privatização; Educação; Agenda Pós-2015.

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