SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolarUniversidade de Coimbra instituição educativa do Império Lusitano: análise da reforma joanina no século XVI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CANDIDO, Ana Regina Lucato Sigolo  e  CIA, Fabiana. Programas de Intervenção Precoce: o que revelam as teses e dissertações. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.332-348. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p332-348.

Os objetivos principais desse trabalho foram identificar as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação que abordam o tema da Intervenção Precoce e identificar nos estudos os dados empíricos que avaliam a relação entre os programas de intervenção precoce e as famílias. Os descritores utilizados foram atenção precoce, estimulação precoce, estimulação essencial, estimulação infantil, estimulação do desenvolvimento infantil, intervenção precoce e vigilância do desenvolvimento. Os trabalhos foram analisados por meio de uma ficha avaliativa em que constava o autor, instituição de origem, grau de titulação, tema principal, tipo de pesquisa, participantes, procedimentos para coleta de dados, análise dos dados, base teórica, fonte teórica, resultados e conclusões. Foram analisados 78 trabalhos. Os estudos revelaram que a identificação de crianças elegíveis para a estimulação precoce ainda está centrada nas características infantis. As avaliações têm se voltado para o desenvolvimento infantil sem considerar os fatores contextuais que também o influenciam.

Palavras-chave : Intervenção Precoce; Estimulação Precoce; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )