SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue53Curriculum, child and childhood: between different voicesThe approach to life stories in the teaching profession: a contribution to the history of education, itinerancies training and self-knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Concepções acerca do professor e da escola no cinema brasileiro: análises críticas de discursos fílmicos. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.413-427. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p413-427.

O presente artigo apresenta análises críticas dos discursos de filmes brasileiros contemporâneos que têm o professor como personagem e/ou a escola como cenário, produzidos/apoiados pelas Organizações Globo a partir da Globo Filmes. Inicialmente, desenvolve-se a metodologia de análise crítica do discurso fílmico, composta de uma abordagem tridimensional que envolve texto, prática discursiva e prática social. Em seguida, caracteriza-se a atividade cinematográfica brasileira contemporânea a partir dos conceitos de indústria cultural e hegemonia, para então, apresentar análises críticas dos discursos de três filmes - Uma professora muito maluquinha (2011), Verônica (2009) e Qualquer gato vira-lata (2011) - com o objetivo de identificar concepções e sentidos, acerca do professor e da escola, que os envolvidos nas produções de tais filmes pretendem hegemonizar, tais como: a valorização da semiformação; a anulação do ensino, no binômio ensino-aprendizagem, em prol do aprendizado autônomo; e o conformismo social.

Keywords : Análise Crítica do Discurso Fílmico; Cinema Brasileiro; Filmes Sobre o Professor e a Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )