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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Concepções acerca do professor e da escola no cinema brasileiro: análises críticas de discursos fílmicos. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.413-427. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p413-427.

O presente artigo apresenta análises críticas dos discursos de filmes brasileiros contemporâneos que têm o professor como personagem e/ou a escola como cenário, produzidos/apoiados pelas Organizações Globo a partir da Globo Filmes. Inicialmente, desenvolve-se a metodologia de análise crítica do discurso fílmico, composta de uma abordagem tridimensional que envolve texto, prática discursiva e prática social. Em seguida, caracteriza-se a atividade cinematográfica brasileira contemporânea a partir dos conceitos de indústria cultural e hegemonia, para então, apresentar análises críticas dos discursos de três filmes - Uma professora muito maluquinha (2011), Verônica (2009) e Qualquer gato vira-lata (2011) - com o objetivo de identificar concepções e sentidos, acerca do professor e da escola, que os envolvidos nas produções de tais filmes pretendem hegemonizar, tais como: a valorização da semiformação; a anulação do ensino, no binômio ensino-aprendizagem, em prol do aprendizado autônomo; e o conformismo social.

Palavras-chave : Análise Crítica do Discurso Fílmico; Cinema Brasileiro; Filmes Sobre o Professor e a Escola.

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