SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54El pesimismo en la poesía de Augusto dos AnjosSíndrome de Down en diferentes contextos: identificando asociaciones y programas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de  y  MELLO, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de. O texto literário em sala de aula e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores: reflexões necessárias. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.23-39. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p23-39.

Este artigo objetiva analisar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores a partir do texto literário trabalhado em sala de aula. A análise é feita a partir dos fundamentos da Teoria Histórico Cultural em Vygotsky e da Semiótica de linha francesa. Busca-se refletir sobre o modo como os textos literários são trabalhados na educação escolar e se há possibilidades para a construção do pensamento elaborado e crítico. A metodologia consiste em um estudo teórico em autores como Vygotsky (1989, 2001, 2008); Luria (1990); Leontiev (1969); Fiorin (2000, 2005) entre outros. Pela análise interpretativa do texto, torna-se possível a construção subjetiva da relação entre o autor e leitor (aluno, professor), entre o narrador e o narratário e entre as personagens do conto, além de reconstruir o contexto literário no qual a obra se insere. A partir desse exercício crítico, pode-se pensar novas alternativas para o trabalho com o texto literário nos espaços formativos escolares.

Palabras clave : Texto Literário; Funções Psíquicas; Teoria Histórico Cultural; Semiótica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )