SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57La propuesta curricular del estado de San Paulo: la perspectiva de profesores de educación físicaAlgunos aspectos la vida escolar de las personas con fisura labio-palatina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ARAGAO, José Euzébio de Oliveira Souza; GUEDES, Maria Denise  y  MURANAKA, Maria Aparecida Segatto. O modelo de competência como fundamento dos currículos dos cursos de graduação no Brasil. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.131-147. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p131-147.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas sobre a reforma curricular da educação superior no Brasil, a partir da década de 1990, especificamente a do curso de Licenciatura em Pedagogia. Por meio das pesquisas documental e bibliográfica, verificou-se que o Ministério da Educação, ao promulgar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação, defende a ideia que estas assegurarão às instituições de ensino superior ampla liberdade na composição da carga horária, na especificação das unidades de estudos, indicando campos de estudo, estimulando práticas de estudos independentes e encorajando o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar. Tais habilidades e competências se constituem nos chamados saberes tácitos, adquiridos pelo indivíduo a partir da sua experiência no trabalho e em outras esferas da vida social. Assim, as DCN instituem um modelo de formação com eixo no “Currículo por Competências” ou “Pedagogia das Competências” cujo objetivo é atender às demandas do capital diante de um novo paradigma de reestruturação produtiva baseado no padrão flexível de produção.

Palabras clave : Modelo de Competência; Diretrizes Curriculares; Formação do Pedagogo; Competência em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )