SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58ESCUELAS MULTIGRADO Y LA PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA: EL COMIENZO DE UNA REFLEXIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues. ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.426-441.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p426-441.

Este artigo busca refletir sobre as possibilidades didáticas de relacionar o ensino de História à luz da Teoria Histórico-cultural. Valendo-se de revisão bibliográfica de autores como Vigotsky, Leontiev e Galperin, buscou-se evidenciar a necessidade de pensar em metodologias que promovam a aprendizagem e a assimilação de conceitos objetivando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O estudo salienta a importância do planejamento das atividades de estudo e o uso de teorias psicológicas e pedagógicas que incitem a criatividade e a criticidade, elementos indispensáveis para o aprendizado de História.

Palabras clave : Ensino de História; Teoria Histórico-cultural; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )