SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número59CURRÍCULO Y FORMACIÓN DEL PROFESOR EN EDUCACIÓN FÍSICA: RELACIONES CON PRÁCTICA PEDAGÓGICALAS RELACIONES PÚBLICO-PRIVADAS EN EL CONTEXTO DEL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MARTINS, Vilmar. NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO COMO AUTOSSUPERAÇÃO DO NIILISMO... Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.488-504.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p488-504.

O presente trabalho visa refletir sobre os valores promovidos pela nossa educação a partir das concepções nietzschianas de Educação e Niilismo, promovendo um diálogo solidário com a obra “Os demônios” de Dostoievski. Em Nietzsche busco uma concepção de educação que responda a ideia de niilismo, para isto utilizo a obra de Dostoievski com o intuito de ilustrar o niilismo retratado por Nietzsche. A educação pode ser observada no corpus nietzschiano como interligada com a formação visando construir/alimentar uma cultura nobre, a partir da tresvaloração dos valores. Na obra de Dostoievski o maior exemplo de Niilismo é o “Chigaliovismo” que apregoa a igualdade acima de qualquer valor e singularidade. Partindo deste cenário, onde a igualdade se apresenta como um valor niilista proponho a reflexão: poderia a educação promover os valores superiores necessários à superação do niilismo?

Palabras clave : Educação; Valores; Niilismo; Nietzsche e Dostoievski..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )