SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue59EXPLORATORY FACTORIAL ANALYSIS OF A SCALE OF LEARNING STRATEGIESSOCIAL POLICIES IN (NEO)LIBERAL TIME: A CRITICAL ESSAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

QUEIROZ, Luiz Miguel Galvão; VALE, Cassio  and  SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. A EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA NO PARÁ NA ÓTICA DO SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - SISPAE. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.566-582.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p566-582.

O presente artigo trata da análise do desempenho escolar na rede pública estadual de ensino do Pará delimitado na análise das informações contidas no Sistema Paraense de Avaliação Educacional - SISPAE. Objetiva descrever as limitações contidas na concepção de avaliação prescrita no SISPAE para validar o desempenho escolar dos alunos da rede pública paraense. Trata-se de um estudo histórico educativo, obtido a partir de fontes documentais institucionais, complementado por entrevista semi-estruturada realizada com docentes da rede estadual de ensino paraense. Verificou-se que os valores quantitativos descritos nos resultados do SISPAE apenas revelam as disparidades do fosso de desigualdade social no Estado do Pará, descrito por meio da educação básica.

Keywords : Educação Básica; Gestão; Avaliação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )