SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número59ANÁLISIS FACTORIAL EXPLORATORIO DE UNA ESCALA DE ESTRATEGIAS DE APRENDIZAJELAS POLÍTICAS SOCIALES EN TIEMPO (NEO)LIBERAL: UN ENSAYO CRÍTICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

QUEIROZ, Luiz Miguel Galvão; VALE, Cassio  y  SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. A EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA NO PARÁ NA ÓTICA DO SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - SISPAE. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.566-582.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p566-582.

O presente artigo trata da análise do desempenho escolar na rede pública estadual de ensino do Pará delimitado na análise das informações contidas no Sistema Paraense de Avaliação Educacional - SISPAE. Objetiva descrever as limitações contidas na concepção de avaliação prescrita no SISPAE para validar o desempenho escolar dos alunos da rede pública paraense. Trata-se de um estudo histórico educativo, obtido a partir de fontes documentais institucionais, complementado por entrevista semi-estruturada realizada com docentes da rede estadual de ensino paraense. Verificou-se que os valores quantitativos descritos nos resultados do SISPAE apenas revelam as disparidades do fosso de desigualdade social no Estado do Pará, descrito por meio da educação básica.

Palabras clave : Educação Básica; Gestão; Avaliação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )