SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número59ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA DE UMA ESCALA DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEMPOLÍTICAS SOCIAIS EM TEMPOS (NEO)LIBERAIS: UM ENSAIO CRÍTICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

QUEIROZ, Luiz Miguel Galvão; VALE, Cassio  e  SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. A EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA NO PARÁ NA ÓTICA DO SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - SISPAE. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.566-582.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p566-582.

O presente artigo trata da análise do desempenho escolar na rede pública estadual de ensino do Pará delimitado na análise das informações contidas no Sistema Paraense de Avaliação Educacional - SISPAE. Objetiva descrever as limitações contidas na concepção de avaliação prescrita no SISPAE para validar o desempenho escolar dos alunos da rede pública paraense. Trata-se de um estudo histórico educativo, obtido a partir de fontes documentais institucionais, complementado por entrevista semi-estruturada realizada com docentes da rede estadual de ensino paraense. Verificou-se que os valores quantitativos descritos nos resultados do SISPAE apenas revelam as disparidades do fosso de desigualdade social no Estado do Pará, descrito por meio da educação básica.

Palavras-chave : Educação Básica; Gestão; Avaliação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )