SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue60PAULISTA INTEGRAL TEACHING PROGRAM: THE ORGANIZATION OF TEACHING WORKSOCIAL REPRESENTATIONS OF PEDAGOGY STUDENTS ON THE CURRICULAR COMPONENT PHYSICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SKRUSINSKI, Joana Gondim Garcia  and  ORLANDO, Evelin de Almeida. MARGUERITE VÉRINE-LEBRUN, MARIA JUNQUEIRA SCHMIDT E O PROJETO DE EDUCAÇÃO FAMILIAR EM CIRCULAÇÃO ENTRE FRANÇA-BRASIL. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.63-82.  Epub Sep 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p63-82.

Na busca de compreender as bases do projeto de educação familiar empreendido por Maria Junqueira Schmidt no Brasil e a possível aproximação com o projeto de educação das famílias empreendido na França, destacamos duas intelectuais católicas que estiveram à frente da criação da Escola de Pais, Marguerite Vérine-Lebrun (1878-1947) e Maria Junqueira Schmidt (1901-1982). Explorando o papel representativo de cada uma na circulação de modelos pedagógicos para a educação das famílias dentro de seus respectivos tempos e espaços, levantamos elementos biográficos que permitiram compreender trajetórias aproximadas ao projeto de educação para as famílias, que se desenhou nesses países, indicando as aproximações do modelo francês e ressaltando as estratégias utilizadas para a concretização do projeto de educação familiar da Escola de Pais no Brasil, que objetivava a ampliação da atuação católica no país, frente à trilogia Deus, Pátria e Família. Coube destacar essas personagens, compreendendo a formação de redes de relacionamento a partir dos estudos de Sirinelli (1996), as disputas dentro do campo e a trajetória intelectual, tendo como colaboração os estudos de Bourdieu (1989).

Keywords : Catolicismo; Circulação de modelos pedagógicos; Escola de Pais; Mulheres Intelectuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )