SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue62THE RECONSTRUCTION OF OLD MATHEMATICAL INSTRUMENTS AIMED AT TEACHERS TRAININGHISTORY OF MATHEMATICS IN DIDACTIC SEQUENCES IN TEACHER’S INITIAL FORMATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

OLIVEIRA, Adriel Gonçalves  and  SILVA, Renata Caterine Gambaro Cleto da. PROBLEMA TAHÂNICO DE LOBATO: LITERATURA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.590-608.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p590-608.

No artigo os autores trouxeram estudos acerca da Literatura no ensino de Matemática. Os textos literários Aritmética da Emília (1942) e O Homem que Calculava (1938) se configuram como documentos históricos, e então a análise desse estudo fundamenta-se na intertextualidade entre esses diferentes documentos, na tentativa de evidenciar suas similaridades. Através dos dados encontrados nas similaridades entre esses textos e com base nas experiências vivenciadas no uso de textos literários em sala de aula o estudo objetiva mostrar a importância da utilização da Literatura no ensino de Matemática. Para tanto, a análise observou como se deu a citação de Malba Tahan por parte de Lobato no livro Aritmética da Emília e como essa citação se assemelha com as estórias do livro O homem que Calculava.Assim, se faz importante a introdução desses textos na formação de professores, a fim de que o professor em formação tenha contato com a literatura e isso auxilie na criação de hábitos de leitura, pesquisa e a familiaridade com a produção de atividades matemáticas envolvendo os textos literários, proporcionando possibilidades de compor com a Matemática e os textos.

Keywords : Literatura; Matemática; Ensino de Matemática; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )