SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50ALFABETIZAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO COM AS CRIANÇAS: REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLAEL PRINCIPIO DEL EJERCICIO PROFESIONAL: UN IMPORTANTE PASO EN LA FORMACIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PIMENTEL JUNIOR, Clivio. ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE NATUREZA DA CIÊNCIA: Currículo, formação, política. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.88-104.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26713.

Partindo de uma agência pós-estrutural e pós-fundacional, este artigo de posicionamento teórico analisa as articulações discursivas construídas em torno do significante Natureza da Ciência nas políticas curriculares produzidas por comunidades epistêmicas e publicadas em trabalhos acadêmicos da área de Ensino de Ciências. No transcurso da argumentação, defende-se que os sentidos de Natureza da Ciência estão articulados na produção de demandas que, implicadas numa sobredeterminação ontológica que mescla teoria crítica, filosofia e história da ciência moderna, projetam perfis de alunos, de docentes e, de modo amplo, do social, tendo como exterior constitutivo aquilo mesmo que pode ser inextirpável da educação: o risco da/na experiência curricular formativa

Palabras clave : Currículo; Formação; Política.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )