SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue53FROM THE LANDS OF BLACK TO THE CLASSROOM: QUILOMBOLA EDUCATIONAL MODALITY, A TEACHING FOR ALLOBSERVING CLOSELY, TO NARRATE KÉKERÉNOTES ON OUR PHOTOETNOPOETICS WITH CHILDREN FROM TERREIROS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RAUGUST, Mayara B.. COMPREENDENDO A CULTURA SURDA POR MEIO DA IMAGEM: A arte surda em questão. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.20-35.  Epub Feb 19, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34148.

O artigo pretende problematizar diferentes formas de constituir a cultura surda para além dos locais institucionalizados, por meio de um dos artefatos que a compõem: a arte surda. Esta, compreendida como dispositivo pedagógico produtor de novas formas de conceber a cultura surda. Para tanto, a pesquisa contou com entrevista presencial de três artistas surdos de diferentes regiões brasileiras, a fim de investigar as formas de produzir a cultura surda por meio de sua arte. O referencial teórico da pesquisa é composto pelo conceito de dispositivo, (FOUCAULT, 1979), de cultura (HALL, 1997); e de cultura surda (GOMES, 2011). Conclui-se que a cultura surda foi e é significada pelos artistas surdos de diferentes formas, pois casa um a compreende e a expressa de formas particulares.

Keywords : Cultura Surda; Arte Surda; Dispositivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )