SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53DE LAS TIERRAS DE NEGRO EL AULA: MODALIDAD EDUCATIVA QUILOMBOLA, UNA ENSEÑANZA PARA TODOSMIRAR PEQUEÑO, DECIR KÉKERÉ NOTAS A CERCA DE NUESTRA FOTOETNOPOÉTICA CON NIÑOS DE TERREIROS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RAUGUST, Mayara B.. COMPREENDENDO A CULTURA SURDA POR MEIO DA IMAGEM: A arte surda em questão. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.20-35.  Epub 19-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34148.

O artigo pretende problematizar diferentes formas de constituir a cultura surda para além dos locais institucionalizados, por meio de um dos artefatos que a compõem: a arte surda. Esta, compreendida como dispositivo pedagógico produtor de novas formas de conceber a cultura surda. Para tanto, a pesquisa contou com entrevista presencial de três artistas surdos de diferentes regiões brasileiras, a fim de investigar as formas de produzir a cultura surda por meio de sua arte. O referencial teórico da pesquisa é composto pelo conceito de dispositivo, (FOUCAULT, 1979), de cultura (HALL, 1997); e de cultura surda (GOMES, 2011). Conclui-se que a cultura surda foi e é significada pelos artistas surdos de diferentes formas, pois casa um a compreende e a expressa de formas particulares.

Palabras clave : Cultura Surda; Arte Surda; Dispositivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )