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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LIPSUCH, Graciele  e  LIMA, Michelle Fernandes. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA): UM ESTUDO PRELIMINAR. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.31-47.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36234.

O artigo teve por objetivo investigar as políticas de avaliação em nível federal, priorizando a análise da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), buscando localizar a avaliação nacional no contexto das políticas neoliberais, assim como caracterizar a ANA no que se refere às suas formas e objetivos. Inicialmente apresenta o referencial teórico com a discussão sobre as políticas avaliativas no Brasil no contexto neoliberal; e em seguida, os dados quantitativos da ANA em dois municípios da Região Sudeste do Paraná. Esta avaliação interfere no direcionamento curricular e é um instrumento de regulação e controle por parte do Estado.

Palavras-chave : Políticas de Avaliação da Educação Básica; Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA); Política Educacional.

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