SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54BETWEEN FRUITS AND VEGETABLES: ESTHETIC RECEPTION OF PICTUREBOOK AT MARKET PLACECHORAL SINGING CONTRIBUTIONS AT SCHOOL FOR INTEGRAL EDUCATION: WHAT STUDENTS SAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FREITAS, Adriano Vargas  and  RIBEIRO, William de Goes. DISPUTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PENSANDO EM DIFERENÇA E EM EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.333-347.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34485.

Nesta produção apresentamos análises a respeito do projeto de implantação, em nosso país, da Base Nacional Curricular Comum Curricular, no sentido de uma lista de conteúdos específicos para a prática docente. Destacamos os argumentos utilizados por aqueles que a apresentam como indispensável à obtenção da unidade educacional, em especial os participantes do Movimento Escola Sem Partido, e elencamos problemas decorrentes desse objetivo, tais como a verificação de poucos espaços nesta proposta para questões prementes como cultura e diferença. Destacamos também alguns sentidos que vem sendo atribuídos ao projeto e ao currículo, enveredando para a verificação dos riscos que podem envolver uma centralização curricular.

Keywords : National Common Curricular Base; Curriculum; Difference.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )