SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56MEN WHO TRANSFORM THE CITY THAT TRANSFORM MEN: THE CURITIBA’S CASELIBERALISM, STATE, COLONIALISM AND EDUCATION: INTERFACES WITH THE PAST AND THE LESSONS FOR TODAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

DALLAZEM, Aline  and  COELHO, Vera Rejane. O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.398-417.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34205.

Esta pesquisa investigou quais fatores podem ser determinantes e/ou condicionantes do baixo e alto desempenho escolar, tendo como base a Prova Brasil e o Censo Escolar de 2009. Para a coleta de dados utilizou-se questionários para alunos, pais, professores e observação in loco das escolas. Foram realizadas análises quali-quantitativas dos dados levantados. Na relação família e escola a investigação permeou a composição socioeconômica da família e as suas expectativas em relação aos processos pedagógicos na escola. Na relação professores e alunos evidenciaram-se as categorias: estrutura física, gestão escolar, atuação dos professores, relação família e escola, contexto sociocultural e políticas públicas.

Keywords : Avaliação de desempenho; Educação Escolar; Família e Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )