Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
DALLAZEM, Aline e COELHO, Vera Rejane. O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.398-417. Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34205.
Esta pesquisa investigou quais fatores podem ser determinantes e/ou condicionantes do baixo e alto desempenho escolar, tendo como base a Prova Brasil e o Censo Escolar de 2009. Para a coleta de dados utilizou-se questionários para alunos, pais, professores e observação in loco das escolas. Foram realizadas análises quali-quantitativas dos dados levantados. Na relação família e escola a investigação permeou a composição socioeconômica da família e as suas expectativas em relação aos processos pedagógicos na escola. Na relação professores e alunos evidenciaram-se as categorias: estrutura física, gestão escolar, atuação dos professores, relação família e escola, contexto sociocultural e políticas públicas.
Palavras-chave : Avaliação de desempenho; Educação Escolar; Família e Escola.