SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBALIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

DALLAZEM, Aline  e  COELHO, Vera Rejane. O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.398-417.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34205.

Esta pesquisa investigou quais fatores podem ser determinantes e/ou condicionantes do baixo e alto desempenho escolar, tendo como base a Prova Brasil e o Censo Escolar de 2009. Para a coleta de dados utilizou-se questionários para alunos, pais, professores e observação in loco das escolas. Foram realizadas análises quali-quantitativas dos dados levantados. Na relação família e escola a investigação permeou a composição socioeconômica da família e as suas expectativas em relação aos processos pedagógicos na escola. Na relação professores e alunos evidenciaram-se as categorias: estrutura física, gestão escolar, atuação dos professores, relação família e escola, contexto sociocultural e políticas públicas.

Palavras-chave : Avaliação de desempenho; Educação Escolar; Família e Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )