SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57ORIXÁS SÃO SUPER-HERÓIS: MEDIAÇÕES DOS QUADRINHOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTERCULTURALEDUCAÇÃO DO CAMPO: DA AGENDA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ROCHA, Cleidson de Jesus. TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA CRÍTICA DE T. W. ADORNO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.217-229.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.39262.

O presente ensaio discute a sensação de mal-estar enfrentada pela sociedade contemporâneo, resultante das frustrações de compartilhar uma mentalidade regressiva e pouco ilustrada, no sentido emancipatório. Esse clima cultural geral é descrito por T. W. Adorno como uma regressão no tecido civilizatório e se manifesta aqui e acolá como um sintoma de que nem tudo está tão bem resolvido numa dada sociedade tecnologicamente avançada. Deste modo, o homem contemporâneo tornou-se vítima daquilo que ele mesmo provocou através de sua pretensão em dominar as coisas do mundo; regrediu em sua capacidade de ouvir e olhar a natureza como um todo repleto de mistérios nunca conhecidos plenamente . Diante deste quadro, o artigo apresenta as funções imperativas para a construção de uma autonomia democrática por meio de uma educação emancipatória, delineando o projeto educacional adorniano, que diz respeito aos esforços de investimento na formação crítica, que não premie a dor e que esclareça a respeito das possibilidades de que haja outras canalizações para a fúria represada das frustações cotidianas. Com este alerta, Adorno defende o seu principal projeto educaciconal: que Auschwitz não se repita.

Palavras-chave : Teoria Crítica; T; W; Adorno; Educação Emancipatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )