SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue57TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA CRÍTICA DE T. W. ADORNOCAN LITERATURE BE A MASTER? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BARBOZA, Edir Neves  and  RINALDI, Renata Portela. EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA AGENDA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.230-246.  Epub Dec 18, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.40294.

Este artigo versa sobre a implementação da Educação do Campo enquanto política pública educacional e suas implicações na vida dos camponeses. A pesquisa de natureza documental dialoga com documentos normativos e autores do campo de estudo discutido como: Rosa e Caetano (2008), Ribeiro (2013) Molina, Antunes e Rocha (2014), assim como Kingdon (1995), Viana (1996) e Rua (2013). As primeiras análises revelam que a participação dos movimentos de luta pela terra foi importante para a implementação da política educacional para a Educação do Campo, desse modo trata-se de compreender a relação sociedade versus estado, a agenda política, os atores, a implementação como categorias abarcadas para visualizar a efetividade dessa política educacional.

Keywords : Educação do Campo; Política Educacional; Movimentos Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )