SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA CRÍTICA DE T. W. ADORNO¿PUEDE LA LITERATURA SER UN MAESTRO? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BARBOZA, Edir Neves  y  RINALDI, Renata Portela. EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA AGENDA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.57, pp.230-246.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.40294.

Este artigo versa sobre a implementação da Educação do Campo enquanto política pública educacional e suas implicações na vida dos camponeses. A pesquisa de natureza documental dialoga com documentos normativos e autores do campo de estudo discutido como: Rosa e Caetano (2008), Ribeiro (2013) Molina, Antunes e Rocha (2014), assim como Kingdon (1995), Viana (1996) e Rua (2013). As primeiras análises revelam que a participação dos movimentos de luta pela terra foi importante para a implementação da política educacional para a Educação do Campo, desse modo trata-se de compreender a relação sociedade versus estado, a agenda política, os atores, a implementação como categorias abarcadas para visualizar a efetividade dessa política educacional.

Palabras clave : Educação do Campo; Política Educacional; Movimentos Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )