SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialEL PROGRAMA PARA LA LECTURA DE OESTE PAULISTA Y LAS ACTIVIDADES DE ENSEÑANZA: un análisis histórico-culturalLA PRÁCTICA DE EXERGAMES EN EL CONTEXTO DE SALUD MENTAL: mapeo de procesos de acoplamiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BERWANGER, Perla Maria  y  BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. MOBILE LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: uma cartografia a partir das percepções dos docentes. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.59-73.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44533.

Esta investigação aborda a presença e o uso de tecnologias digitais móveis em processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo investigar o uso do smartphone no curso de Administração da UFMA, assim como analisar as motivações dos docentes e discentes em situação de uso dos aplicativos digitais. A investigação, de natureza exploratória-descritiva, adotou uma abordagem mista - quantitativa e qualitativa. O universo da pesquisa foi composto por 61 alunos. Foram utilizados: diário de pesquisa, fichas de observação, questionários fechados de múltipla escolha e questionários mistos. Os resultados indicam que os sujeitos participantes da pesquisa não utilizam smartphones e aplicativos digitais como recurso didático-pedagógico central em sala de aula.

Palabras clave : mobile learning, smartphone; aplicativos; avaliação da aprendizagem; educação superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )