SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issuePRECARIOUSNESS OF TEACHER WORK: an analysis of the activity of special education teachers in the Diamantine RegionPUBLIC SCHOOL TEACHERS ON DISCRIMINATORY PRACTICES AT SCHOOL ROUTINE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Bruno Viviani dos  and  CAMPOS, Pedro Humberto Faria. RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REPRESENTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.194-209.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956.

O presente estudo objetivou analisar as relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, nos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita e Queimados, no estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões abertas a 103 professores, que deveriam explicar como o jogo de futsal, o jogo de queimada e a dança contribuem para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo e social. Os dados foram submetidos a uma análise do programa Alceste (Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segment de Texte). Os resultados apontam para uma representação social das práticas pedagógicas estudadas dissociadas dos conhecimentos das novas abordagens pedagógicas do campo da Educação Física escolar relacionadas ao desenvolvimento infantil.

Keywords : desenvolvimento infantil; educação física escolar; representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )