SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62MEMORIES OF EJA EXPERIENCES FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF SÃO CARLOS AND THE UNIVERSITY OF BRASÍLIAPUBLIC POLICES OF THE READING AND SCHOOL LIBRARY: materializacion analysis in Anhumas / São Paulo Fabiana Sala, Silvio César Nunes Militão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COSTA, Clara Corrêa  and  GONCALVES, Helenice Maia. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: considerações à luz da teoria da argumentação. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.404-420.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49326.

O objetivo deste trabalho foi analisar o jogo argumentativo relativo à formação pedagógica implícito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia. A análise foi desenvolvida a partir do Parecer CNE/CP n. 5 (BRASIL, 2005), que deu origem à Resolução CNE/CP n. 1, publicada em 2006, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia, licenciatura. A pesquisa, de cunho qualitativo, segue uma tradição interpretativa, tendo sido norteada pela teoria da argumentação, proposta por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, por possibilitar uma investigação com base no discurso a partir da intenção do locutor de persuadir seu auditório. O documento foi analisado com base no Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA), desenvolvido por Monica Rabello de Castro e Janete Bolite-Frant, que busca explicar os momentos de negociação dos interlocutores, evidenciando como suas hipóteses se ligam às teses por eles defendidas, tendo como base uma situação controversa, nem sempre explícita em suas interações. Ao destacar o discurso persuasivo inscrito no material analisado, identificou-se que, embora algumas tentativas de mudança tenham surgido ao longo dos anos, o curso de pedagogia ainda se encontra arraigado a suas origens históricas, sendo a formação docente inicial considerada insuficiente para o exercício da docência, necessitando de formação continuada e de práticas que supram as necessidades apontadas na área de atuação profissional.

Keywords : formação docente; formação pedagógica; pedagogia; teoria da argumentação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )