SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63BNCC E O PROFESSOR DE LITERATURA: água que corre entre pedrasENSINO COMO ENSAIO PARA ABRIR OS CORPOS: uma didática do acesso pela pele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa  e  PIUBEL, Thays Merolla. PRODUÇÕES CURRICULARES NO ENSINO DE HISTÓRIA: desafios do “contemporâneo”. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.148-161.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53989.

O artigo tem por objetivo propor uma discussão sobre questões de pesquisa em ensino de História considerando contribuições de Giorgio Agamben (2007) sobre o contemporâneo, não como tempo histórico, mas como um marcador existencial no qual a percepção, disjunção de zonas obscuras gera inquietações e estranhamentos. A abordagem de temas sensíveis no ensino de História é objeto de problematização dos sentidos de ensinar/aprender/pesquisar temáticas envolvidas em silêncios, preconceitos e negacionismos nos currículos prescritos e praticados. A análise focaliza o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro (2012) e entrevistas com professores. Entre as conclusões, destaca-se a importância dos docentes em produzir narrativas históricas, realizando o enfrentamento de discursos negacionistas e dialogando com temas silenciados nos currículos prescritos, possibilitando a emergência da diferença.

Palavras-chave : ensino de história; contemporâneo; currículo; narrativa histórica; temas sensíveis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )