SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63LA POÉTICA DEL ARCHIVO: didáctica de la inanidad entre arte y naturalezaMONODOCENCIA EN ANGOLA: entre tensiones e controversias en la enseñanza primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GONCALVES, Camilla Borini Vazzoler  y  DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera. AS DOBRAS PRODUZIDAS COM AS FABULOINVENÇÕES DAS CRIANÇAS NAS AULAS-ACONTECIMENTOS. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.340-354.  Epub 08-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53810.

Este artigo objetiva discutir as dobras criadas pelas crianças nas aulas-acontecimentos, cujas docências, currículos e didática sofrem ações de desterritorialização. Problematiza os processos de criação e fabulação das crianças que, na imanência do pensamento e nas afecções com os signos, produzem caminhos diferenciais de ensinoaprendizagem, mesmo diante das tentativas de confinamentos de seus corpos e pensamentos. Metodologicamente, utiliza a cartografia para entrar em relação com as fabulações curriculares das crianças em um centro municipal de educação infantil. Dialoga com Deleuze, Guattari, Corazza, Carvalho e Rolnik sobre caminhos possíveis para produzir currículos, docências e didática diferenciais na educação. Defende a ideia de criação como aposta na produção de currículos e aulas-acontecimentos que caminham ao encontro das fabuloinvenções das crianças.

Palabras clave : currículos; docências; fabuloinvenções; aulas-acontecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )