SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63AS DOBRAS PRODUZIDAS COM AS FABULOINVENÇÕES DAS CRIANÇAS NAS AULAS-ACONTECIMENTOSIMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ALFREDO, Francisco Caloia. MONODOCÊNCIA EM ANGOLA: entre tensões e controvérsias no ensino primário. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.355-368.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.54243.

Este artigo tem por objetivo discutir a atual monodocência no ensino primário, implementada na última reforma educativa em Angola, em 2004. Trata-se de um regime unificado de seis anos para o ensino primário, onde apenas um professor leciona a todas as disciplinas curriculares da 1.ª à 6.ª classe. Numa abordagem qualitativa, essencialmente descritiva, analisa-se este regime da monodocência nas duas Leis de Bases, nos documentos oficiais, em articulação com as falas dos professores do ensino primário. A legislação expressa orientações e estabelece um conjunto de competências de que se esperam desenvolvidas nos alunos do ensino primário, tal como os documentos que terminam contrariados com os argumentos dos professores no terreno. Quando analisados estes elementos, percebe-se que a monodocência de seis anos gera controvérsias e bastante contestada entre os atores da educação porque não apresenta resultados evidentes, por falta, essencialmente, de preparação dos professores e de condições adequadas de trabalho para atividade docente.

Palavras-chave : monodocência; ensino primário; formação, reforma educativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )