SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63CULTURA E CURRÍCULO MURA: enlace articulador na implementação da escola indígena de São Félix-Autazes/AMPOLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; TRENTIN, Vinicius Sottoriva  e  GIACOMELLI, Alisson Cristian. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES: opção ou imposição?. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.439-451.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51419.

Neste trabalho apresentam-se discussões decorrentes de uma investigação junto a professores da educação básica atuantes na área de ciências da natureza que usufruem das tecnologias digitais em suas ações pedagógicas. O objetivo está em analisar na voz desses professores especificidades desta adaptação, abrangendo desde a utilização das tecnologias digitais como ferramenta didática e vinculadas às questões do processo ensino-aprendizagem, como o uso dessas tecnologias associado a tarefas administrativas e vinculadas a ações diárias do professor. Para isso foram entrevistados oito professores cujas respostas estão estruturadas em quatro categorias: formação e atuação profissional; a tecnologia digital na vida cotidiana; tecnologias digitais como suporte as atividades didáticas; e, adaptação do professor às tecnologias digitais. As referenciais para refletir o uso de tecnologias são dadas a partir do discutido por Kelly (2012). Os resultados apontam que os professores estão adaptados às tecnologias digitais, porém, em muitos casos, o mérito está na sua busca pessoal, por interesse próprio, não estando atrelado a cursos de capacitação, embora muitos deles reconheçam a importância e necessidade desses cursos.

Palavras-chave : atuação de professores; recursos tecnológicos; ensino-aprendizagem; atividades escolares administrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )