SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadiaABECEDÁRIO DA INCLUSÃO: entrecruzando memória e formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

COSTA, Patrícia Coelho da  e  TEIXEIRA, Luiz Augusto Cavalcante. MEIOS DIGITAIS, ENSINO E PRÁTICA DOCENTE: mudanças e permanências no contexto da pandemia de COVID 19. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.26-40.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55795.

O tema deste artigo é o ensino praticado por professores de instituições privadas localizadas no município do Rio de Janeiro por meios digitais nos períodos anterior e posterior a interrupção das aulas presenciais pela pandemia de Covid 19. O ensino por meios digitais não se confunde com ensino a distância, pois não existe intenção de substituir a escolaridade tradicional. A partir da análise de entrevistas com docentes que trabalham em cursos online ou em colégios que adotam sistema de aulas moduladas, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as permanências e as mudanças neste tipo de ensino a partir de experiências pedagógicas do ensino presencial e do ensino remoto. Foram investigadas o processo de virtualização da sala de aula, a interatividade e a questão da propriedade intelectual e o uso de imagem na internet. Os resultados apontam que as aulas por meios digitais em tempos de pandemia de Covid 19 refletem desafios e problemas do ensino modulado presencial.

Palavras-chave : Experiências pedagógicas; Pandemia de Covid 19; Internet.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )