SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65PARFOR AMAZÔNIA PARAENSE: contribuciones a la calidad de la educación en el municipio de Óbidos-ParáFORMACIÓN DE EDUCADORRES DE AULAS MULTIGRADO: la narrativa como dispositivo de formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BAPTAGLIN, Leila Adriana  y  SANTI, Vilso Junior Chierentin. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: formação docente dos professores do curso de Comunicação Social e do PPGCOM da UFRR. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.283-298.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50891.

A presente investigação objetiva discutir a formação docente realizada na construção da aprendizagem da docência dos professores que atuam nos cursos de bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo (CCOS) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para isso, fizemos uma análise dos Currículos Lattes e uma consulta via e-mail aos docentes indagando-os sobre as atividades realizadas durante o processo de sua formação, vinculadas à aprendizagem da docência. Esse conjunto de documentos foi investigado a partir da análise de conteúdo na qual foram acionadas três categorias: formação inicial acadêmica; pós-graduação; e, trajetórias formativas. O que fica evidente com a discussão dos dados é que, na medida em que os professores são formadores, também se formam e este processo exige uma postura colaborativa que se faz na prática da sala de aula, é uma conquista social, compartilhada. O processo de aprendizagem da docência coloca, portanto, o professor diante do desafio de se apropriar de estratégias capazes de favorecer o domínio dos conhecimentos específicos, articulando-os com a dimensão pedagógica, mesmo que para isso tenha que acionar experiências formativas outras que não necessariamente passem pela educação formal.

Palabras clave : aprendizagem da docência; formação docente; comunicação; saberes amazônicos; universidade federal de roraima.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )